Atalhos

Como todos sabemos o teclado e o mouse  são extenções virtuais de nossas mão , dedos e braços.

Por isso estou postando uma enteressante lista de atalhos que achei no Blog do TataSoka. Ou seja todos os cretido a ele quem pesquisou toda esta lista de atalho.

Vamos lá:

LegendaEdit ModeMeshObject Mode

A – Selecionar/Descelecionar tudo Mesh/

B – Caixa de seleção Mesh/

B depois B novamente – Bolinha de seleção Mesh

C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor Mesh/

D – Modos de Visualização Mesh/

E– Extrusão Mesh

F – Fazer Face Mesh

F – Mudar para o modo UV Face Select

G – Mover objeto selecionado Mesh/

H – “Esconde” seleção Mesh/

I – Inserir “Key” para animação Mesh/

L – Se a malha estiver parcialmente selecionada, L selecionará o restante dela. Mesh

O – Ativar a opção Fallof Mesh

P – Separar malha selecionada Mesh

P – Rodar Game Engine

R – Rotação Mesh/

S – Escala Mesh/

V – Entrar no modo Vertex Paint 

W – Menu de edição de malha Mesh

W – Opções de Boolean

Z – Alternar entre vizualização SolidWire Mesh/

X ou Delete – Menu de deletar Mesh/

TAB – Alternar entre Object Mode Edit Mode Mesh/

Barra de Espaço – Menu Add Mesh/

Ctrl

Ctrl+E – Funções epeciais das arestas Mesh

Ctrl+G – Menu de grupos de objetos 

Ctrl+G – Menu de grupo de vértices Mesh

Ctrl+I – Inverter seleção Mesh/

Ctrl+J – Juntar os objetos 

Ctrl+M – Espelhar a malha Mesh/

Ctrl+N – Recalcular normais para o lado de fora Mesh

Ctrl+P – Parentear vértices Mesh

Ctrl+P – Parentear objetos 

Ctrl+Q – Sair do Blender Mesh/

Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares Mesh

Ctrl+U – Gravar preferencias do usuário Mesh/

Ctrl+V – Funções especiais dos vértices Mesh

Ctrl+W Salvar Mesh/

Ctrl+X – Novo arquivo Mesh/

Ctrl+Y – Refazer Mesh/

Ctrl+Z – Desfazer Mesh/

Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint

Ctrl+TAB – Modos de seleção Mesh

Ctrl+Barra de Espaço – Modos de manipulação Mesh/

Alt

Alt+A – Rodar animação Mesh/

Alt+D – Replicar 

Alt+E – Entrar no Edit Mode Mesh/

Alt+G– Resetar Locação 

Alt+J – Transformar faces triângulares em faces quadradas Mesh

Alt+M – Opções de Merge Mesh

Alt+R – Resetar Rotação 

Alt+S – Resetar Escala 

Alt+U – Histórico de ações globais 

Alt+U – Histórico de ações realizadas no Edit Mode Mesh

Shift

Shift+A – Menu add Mesh/

Shift+B – Definir area para renderizar Mesh/

Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 Mesh/

Shift+D – Duplicar Mesh/

Shift+E – Ferramenta Crease Mesh

Shift+F – Fazer faces trinangulares Mesh

Shift+S – Menu de Snap Mesh/

Shift+Z – Alternar entre vizualização ShadedWire

Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela Mesh/

Conjunto F1, F2, F3…

F1 – Abrir arquivo

Shift+F1 – Abrir arquivos em partes

F2 – Salvar como…

Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF

F3 – Salvar imagem

Shift+F3 – Janela Nodes Editor

F4 – Painel Logic

Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo

F5 – Painel Shading

Shift+F5 – Janela 3D View

F6 – Menu Textures buttons

Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor

F7 – Painel Object

Shift+F7 – Janela Buttons

F8 – Menu World buttons

Shift+F8 – Janela Video Sequence Editor

F9 – Painel Editing

Shift+F9 – Janela Outliner

F10 – Painel Scene

Shift+F10 – Janela UV/Image Editor

F11 – Mostrar imagem renderizada

Ctrl+F11 – Mostrar animação renderizada

Shif+F11 – Janela Text Editor

F12 – Renderizar cena

Ctrl+F12 – Renderizar Animação

Shift+F12 – Janela Action Editor

Frames

→ Avançar 1 frame

← Retornar 1 frame

↑ Avançar 10 frames

↓ Retornar 10 frames

Shift + → Ir para o ultimo frame

Shift + ← Ir para o primeiro frame

Layers

Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:

0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10

Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20

Ponto de visão

Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)

0 = Visão da câmera.
1 = Visão frontal.
3 = Visão lateral.
7 = Visão superior.
5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica
Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.

Ângulos – é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:

Ângulo X (linha vermelha)
Ângulo Y (linha verde)
Ângulo Z (linha azul)

Fonte

Explore posts in the same categories: blender

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário