Atalhos
Como todos sabemos o teclado e o mouse são extenções virtuais de nossas mão , dedos e braços.
Por isso estou postando uma enteressante lista de atalhos que achei no Blog do TataSoka. Ou seja todos os cretido a ele quem pesquisou toda esta lista de atalho.
Vamos lá:
Legenda: Edit Mode: . Object Mode:
A – Selecionar/Descelecionar tudo /
B – Caixa de seleção /
B depois B novamente – Bolinha de seleção
C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor /
D – Modos de Visualização /
E– Extrusão
F – Fazer Face
F – Mudar para o modo UV Face Select
G – Mover objeto selecionado /
H – “Esconde” seleção /
I – Inserir “Key” para animação /
L – Se a malha estiver parcialmente selecionada, L selecionará o restante dela.
O – Ativar a opção Fallof
P – Separar malha selecionada
P – Rodar Game Engine
R – Rotação /
S – Escala /
V – Entrar no modo Vertex Paint
W – Menu de edição de malha
W – Opções de Boolean
Z – Alternar entre vizualização Solid e Wire /
X ou Delete – Menu de deletar /
TAB – Alternar entre Object Mode e Edit Mode /
Barra de Espaço – Menu Add /
Ctrl
Ctrl+E – Funções epeciais das arestas
Ctrl+G – Menu de grupos de objetos
Ctrl+G – Menu de grupo de vértices
Ctrl+I – Inverter seleção /
Ctrl+J – Juntar os objetos
Ctrl+M – Espelhar a malha /
Ctrl+N – Recalcular normais para o lado de fora
Ctrl+P – Parentear vértices
Ctrl+P – Parentear objetos
Ctrl+Q – Sair do Blender /
Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares
Ctrl+U – Gravar preferencias do usuário /
Ctrl+V – Funções especiais dos vértices
Ctrl+W – Salvar /
Ctrl+X – Novo arquivo /
Ctrl+Y – Refazer /
Ctrl+Z – Desfazer /
Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint
Ctrl+TAB – Modos de seleção
Ctrl+Barra de Espaço – Modos de manipulação /
Alt
Alt+A – Rodar animação /
Alt+D – Replicar
Alt+E – Entrar no Edit Mode /
Alt+G– Resetar Locação
Alt+J – Transformar faces triângulares em faces quadradas
Alt+M – Opções de Merge
Alt+R – Resetar Rotação
Alt+S – Resetar Escala
Alt+U – Histórico de ações globais
Alt+U – Histórico de ações realizadas no Edit Mode
Shift
Shift+A – Menu add /
Shift+B – Definir area para renderizar /
Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 /
Shift+D – Duplicar /
Shift+E – Ferramenta Crease
Shift+F – Fazer faces trinangulares
Shift+S – Menu de Snap /
Shift+Z – Alternar entre vizualização Shaded e Wire
Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela /
Conjunto F1, F2, F3…
F1 – Abrir arquivo
Shift+F1 – Abrir arquivos em partes
F2 – Salvar como…
Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF
F3 – Salvar imagem
Shift+F3 – Janela Nodes Editor
F4 – Painel Logic
Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo
F5 – Painel Shading
Shift+F5 – Janela 3D View
F6 – Menu Textures buttons
Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor
F7 – Painel Object
Shift+F7 – Janela Buttons
F8 – Menu World buttons
Shift+F8 – Janela Video Sequence Editor
F9 – Painel Editing
Shift+F9 – Janela Outliner
F10 – Painel Scene
Shift+F10 – Janela UV/Image Editor
F11 – Mostrar imagem renderizada
Ctrl+F11 – Mostrar animação renderizada
Shif+F11 – Janela Text Editor
F12 – Renderizar cena
Ctrl+F12 – Renderizar Animação
Shift+F12 – Janela Action Editor
Frames
→ Avançar 1 frame
← Retornar 1 frame
↑ Avançar 10 frames
↓ Retornar 10 frames
Shift + → Ir para o ultimo frame
Shift + ← Ir para o primeiro frame
Layers
Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:
0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10
Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20
Ponto de visão
Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)
0 = Visão da câmera.
1 = Visão frontal.
3 = Visão lateral.
7 = Visão superior.
5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica
Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.
Ângulos – é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:
Ângulo X (linha vermelha)
Ângulo Y (linha verde)
Ângulo Z (linha azul)
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