Tutorial Material Nodes

Ai pessual vi essi tuto emum blog perdido ai resolvi resgatar elilembrado essi tuto naum eh de autoria minha “rufus”

O resultado final:

teste-material-nodes.jpg

Adicione um novo material e o nomeie como “Base”
vá na aba “Shaders” e mude o “Lamber” para “Minnae”, com Ref: 0.80 e Dark: 0.6.
Ainda na aba “Shaders” mude o “Cook To” para “Blinn”, com Spec: 0.6, Hard: 11 e Refr: 3.12

figura-1.jpg

Na aba “Mirror Transp” ative o “Ray Mirror”, mude o RayMir para 0.40, o Fresnel para 1 e
Fac para 1.79. Mude o Limit para 100.

figura-2.jpg

Altere a cor do material para R 0.384, G 0.384 B 0.384.

seu material deverá estar assim:

figura-3.jpg

Agora vamos criar o material que dará o efeito granulado. Adicione um Novo material e o nomeie como
“Pontos”, na aba “Shaders” deixe como “Lamber”, com Ref 1.00, e mude o “Cook To” para “Blinn”, com Spec: 0.0,
Hard: 11, e Refr: 3.30. Na aba “Mirror Transp” mude o “Limit” para 100.
Vá para Texturas e crie uma nova do tipo DistortedNoise, altere o DistAmnt: 0.820, NoiseSize: 0.002
e Nabla: 0.025, mude os parâmetros “Distortion Noise” como “Blender Original” e o “Noise Basis” como “CellNoise”.
Deverá ficar assim:

figura-4.jpg

Volte para a aba Materials e mude o “Col” para preto (R:0, G:0, B:0), e o “Spe” para R: 0.501, G: 0.501
e B: 0.501.

figura-5.jpg

Vá para “Map To”, ative os botões “Col”, “Cmir” e “Spec”, clique em “No RG” e mude a cor para branca
(R: 1.000, G: 1.00, B: 1.000). Altere o parâmetro “Mix” para “Add” e mude o “Col” para 0.050, o “Nor” para 0,
o “Var” para 1.000 e o “Disp” para 0.20.

figura-6.jpg

O material deverá estar assim:

figura-7.jpg

Adicione um novo material e o nomeie como “Spec”. Na aba “Shaders” deixe o “Lamber” com Ref: 0.00,
Altere o “Cook To” para “Wardls” com Spec 0.056 e rms: 0.025.

figura-8.jpg

figura-9.jpg

Mude a visualização para Node Editor.
Adicione um novo material e clique em “Nodes”, depois em “Add New”.

figura-10.jpg

Você pode ver dois blocos: “MatNode” e “Output”, araste eles para o canto inferior esquerdo da 3d view
(clique e arraste).

figura-11.jpg

Desconecte o MatNode do Output (clique na entrada “color” no Output), aperte espaço e adicione outro MatNode
(Add>Input>Material), faça isso de novo para ter 3 MatNodes, agora adicione 3 “Mix” (Space>Add>Color>Mix),
agora adicione um “geometry” (Space>Add>Input>Geometry), um “Normal” (Space>Add>Vector>Normal) e um “ColorRamp” (Space>Add>Convertor>ColorRamp).
dexe todos desconectados e alinhados conforme a figura:

figura-12.jpg

Agora, em um dos “Mix”, mude o parâmetro mix para add:

figura-13.jpg

Faça isso em outro “Mix” também (perceba que o nome mudará para add), agora deverá haver 1 Mix e 2 Add.
perceba que no “Mix” há 2 entradas de cores, a de cima será a cor do material e a de baixo a cor da sombra no material, sabendo isso, escolha a cor que
você quiser.
No bloco “MatNode” da esquerda, clique nas setinhas e escolha o material “Base”:

figura-14.jpg

No bloco “MatNode” do meio, escolha o material “Pontos”, e no “MatNode” da direita escolha o material “Spec”.
No “ColorRamp”, clique na cor branca e altere o parâmetro “A” para 0.00, depois clique na cor preta e arraste um pouco para a direita.

figura-16.jpg

Saiba que em um bloco, aquelas “bolinhas” coloridas nas beiradas são as entradas e saídas, na esquerda são entradas, na direita, saídas:

figura-15.jpg

Agora basta conectar os Blocos, ligue a saída “Normal” do “geometry” na única entrada do bloco “Normal”, ligue a saída “Dot” do bloco “Normal”
na única entrada do “ColorRamp”, ligue a saída “Alpha” do “”ColorRamp” na entrada “Fac” do bloco “Mix”, ligue a saída “color” do bloco “Mix”
na entrada “color” do bloco MatNode “Base”, ligue a saída “color” do MatNode “Base” na entrada “color” de cima do bloco “Add” da esquerda,
ligue a saída “color” do MatNode “Pontos” na entrada “color” de baixo do bloco “Add” da esquerda, ligue agora a saída “Color” do bloco “Add” da esquerda
na entrada “color” de cima no bloco “Add” da direita, ligue a saída “color” do MatNode “Spec” na entrada “color” de baixo no bloco “Add” da direita.
Finalizando, ligue a saída “color” do bloco “Add” da direita na entrada “color” do bloco “Output”.
A configuração deverá estar assim:

figura-17.jpg

Agora nomeie este material e use-o onde quiser.

By: Jhonny “Sephiroth” de Oliveira Rosa

Explore posts in the same categories: Tutoriais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: