Tutoriais Criando um dado – Iniciantes

E ai galera achei esse tutorial na net. e gostei muito pois é fácil e tem diversas ferramentas de interesse do pessoal iniciante.

Este é o passo a passo:

Modelando e Criando

Adicione um cubo (Add /Mesh /Cube). Queremos que nosso dado tenha as bordas suaves. Uma maneira rápida e suja de conseguir isto é aumentando a resolução do cubo através da subdivisão e, depois, suavizando suas bordas. Vá para a tela Editing (F9) e pressione o botão Subdivide cinco vezes. Depois pressione o botão Smooth cinco vezes. Isto suavizará as bordas do cubo.

Agora, removeremos o interior do cubo, deixando apenas o “esqueleto” de bordas suavizadas. Remova a seleção de todos os vértices (A) e estes ficarão na cor rosa. Use a ferramenta seleção box (B) e selecione os vértices do interior do cubo.

Apague os vértices selecionados (X / Vertices) e repita estas operações nas outras faces do cubo até que o “esqueleto” do cubo fique parecido com este:

Ainda no painel Editing, no modo de edição, selecione todos os vértices (A) e pressione o botão Set Smooth.

Agora faremos as faces do dado. Utilizaremos esferas cortadas pela metade para fazer as marcações das faces do dado. Entre no modo objeto (TAB) e vá para a visão de cima (7). Posicione o cursor 3D fora do cubo e adicione uma esfera UV com 32 anéis e 32 segmentos. Alterne para visão de frente e, usando a seleção box (B), remova os vértices da parte superior da esfera (X / Vertices ).

Após isto sua esfera deve estar assim:

Com todos os vértices selecionados (A) pressione o botão Set Smooth. Redimensione a esfera, reduzindo seu tamanho (S) e posicionea alinhando sua parte superior com a parte superior do cubo (G).

Agora eu explicarei como criar a face superior do cubo, as outras faces devem ser criadas da mesma maneira.

No modo objeto, crie cópias da meiaesfera (SHIFTD), pois você precisará dela no futuro, ao criar as outras faces do cubo.

Posicione as meiaesferas copiadas na posição correta, por exemplo:

O próximo passo será preencher o espaço vazio da face que está sendo criada. Para isso, primeiro eu devo juntar os meshes do cubo e das meiaesferas que irão compor a face (CTRLJ).

Agora vem a parte chata. Vá para a visão frontal, entre no modo de edição (TAB) e, utilizando a seleção box (B), selecione os vértices do topo do cubo. Antes de continuar, olhe de cima e verifique se sua seleção está semelhante a esta:

É muito importante, nesta etapa, que os vértices das meiaesferas e do cubo estejam completamente alinhados como mostra a figura abaixo:

Este alinhamento permitirá a criação de uma superfície completamente lisa. Qualquer desalinhamento, por menor que seja, vai resultar numa superfície com alguma irregularidade, prejudicando a aparência do nosso dado. Por isso esta é a parte chata. Eu, particularmente, tive que realizar estas operações várias vezes até conseguir o alinhamento adequado. Você só vai notar se a face do cubo está bem lisa quando executar o preenchimento da superfície com o comando SHIFTF. Quando a face não ficar com aparência adequada, utilize CTRLZ para desfazer e execute novamente. Tenha calma e você conseguirá modelar um dado parecido com este:

Texturizando

Selecione o cubo e , no painel Editing ( F9 ), na aba Link and Materials, clique no botão New duas vezes. Isto gerará dois índices para dois materiais distintos no objeto. Observe na figura abaixo que isto é indicado pelo botão grande que agora apresenta o texto: 2 Mat 2. O primeiro dígito indica o número de materiais disponíveis para uso e o segundo dígito indica o índice atualmente selecionado (material corrente).

Clique no lado esquerdo deste botão para ajustar o índice do material corrente para 1.

Observe na figura abaixo:

Nós selecionaremos diferentes partes do dado a atribuiremos a elas índices diferentes. Ao fazer isto estaremos atribuindo diferentes materiais para cada parte.

Agora, clique no botão referente a cor, no lado esquerdo do botão Material e, na tela que aparecer, escolha a cor branca.

Após escolher a cor desejada, no caso branco, pressione Enter.

Observe na figura abaixo a cor branca selecionada para o material 1 (de 2 materiais disponíveis, ou seja, 2 Mat 1):

Você deve ter observado que a cor branca foi atribuída a todo o dado. Verifique isto.

Agora vamos atribuir uma cor diferente para as marcações do dado (as meiaesferas). Clique no lado direito do botão Material e selecione o material 2 (2 Mat 2).

Entre no modo de edição e selecione as meiaesferas de uma face:

Clique no botão Assign para atribuir o material 2 a região selecionada. Altere a cor deste material para preto de forma semelhante a que você fez para atribuir a cor branca antes. Verifique agora e veja que a marcação está na cor preta, enquanto a face continua na cor branca:

Repita estas operações nas outras faces atribuindo o material 2 (cor preta) a todas meiaesferas. Nas faces com mais de uma meiaesfera, selecioneas uma a uma e vá atribuindo a cor. No final, seu dado deve ficar parecido com este:

Não consegui saber de quem é a autoria deste tuto mais aqui está o link do site que achei.

Explore posts in the same categories: Tutoriais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: